segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Yoani Sánchez: liberdade de expressão, ou terrorismo ideológico?

A blogueira cubana Yoani Sánchez, uma das mais famosas do mundo, está de visita ao Brasil. Yoani ficou conhecida por conta de seu blog, o Generación Y, que alimenta desde 2007 com textos que atacam o regime socialista de Cuba e se auto-intitula uma "jornalista em busca da liberdade de expressão.

No entanto, Yoani tem sido criticada pelos comunistas do mundo inteiro, já que acredita-se que esteja sendo financiada pelo governo dos Estados Unidos para realizar seu trabalho de "denúncia". Agora, a blogueira está em uma turnê internacional para divulgar seu blog e participar de documentários.


Yoani Sánchez viaja pelo mundo falando contra o governo cubano. Foto: Terra

Ela foi recebida com protestos de manifestantes favoráveis ao governo cubano e que são contra a presença dela no Brasil. Durante a manifestação, Yoani chegou a ter os cabelos puxados, antes de sair pela porta dos fundos do aeroporto onde desembarcou. A blogueira riu da situação e disse que "acha lindo isso", já que "queria que Cuba também pudesse ter protestos como este", em alusão à liberdade de expressão. Mas até onde sua luta é pela liberdade, e quando ela começa a se tornar um tipo de terrorismo ideológico contra o sistema de seu próprio país?


O site Pragmatismo Político publicou hoje uma lista muito interessante, com as 40 perguntas que Yoani Sánchez jamais responderá, mesmo porque a mídia convencional, que preza pela hegemonia do capitalismo vigente, nunca lhe direcionará estes questionamentos. Mas realmente é muito curioso que algumas destas perguntas não tenham sido feitas.

Manifestantes protestam contra a presença de Yoani no Brasil. Foto: Terra

Confira algumas das questões levantadas pelo Pragmatismo Político:

7. Em que emprega os 250 mil euros conseguidos graças a estas recompensas (prêmios jornalísticos em diversos veículos do mundo inteiro), um valor equivalente a mais de 20 anos de salário mínimo em um país como França, quinta potencia mundial, e a 1.488 anos de salário mínimo em Cuba?

12. O que faz para se conectar à Internet se afirma que os cubanos não têm acesso e ela?

14. Como pôde dispor de um Copyright para seu blog “© 2009 Generación Y – All Rights Reserved”, enquanto nenhum outro blogueiro cubano pode fazer o mesmo por causa das leis do embargo?

18. Como é possível que o site que hospeda seu blog disponha de uma banda com capacidade 60 vezes superior àquela que Cuba dispõe para todos os usuários de Internet?

24. Em 2011, você publicou 400 mensagens por mês. O preço de uma mensagem em Cuba é de 1,25 dólares. Você gastou seis mil dólares por ano com o uso do Twitter. Quem paga por isso?

28. Entre 16 e 22 de setembro de 2010, você se reuniu secretamente em seu apartamento com a subsecretaria de Estado norte-americana Bisa Williams durante sua visita a Cuba, como revelam os documentos do Wikileaks. Por que manteve um manto de silêncio sobre este encontro? De que falaram?

37. Você é favorável à libertação dos cinco presos políticos cubanos presos nos Estados Unidos desde 1998 por se infiltrarem em organizações terroristas do exílio cubano na Florida?

Para ler o texto na íntegra, com as 40 perguntas (vale a pena), clique aqui.

E você? O que acha de Yoani Sánchez?

Nenhum comentário:

Postar um comentário