terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Incentivando uma criança a se tornar um delinquente

Ter um filho envolve diversos sentimentos e expectativas. Cada conquista da criança é uma vitória para os pais e, me diga, existe coisa mais maravilhosa do que ver seu filho tomar atitudes e decisões sozinho? Creio que não.


É preciso ter cuidado para não incentivar comportamentos agressivos em nossas crianças

Porém, observo na sociedade uma certa dificuldade em lidar com os reforços positivos e os comportamentos que devem ser punidos pelos pais em crianças.


Hoje me deparei com uma linda foto nas redes sociais. Era uma criancinha indo à escola. Pensei:  "nossa, que bonitinho, começando desde cedo, esse poderá fazer diferença no mundo". Ao lado, uma outra foto, da mesma criança se preparando para dar um soco na cara do amiguinho.

Então pensei: "Que criação é essa, dos pais dessa criança, que além de postar a foto, incentivaram o comportamento do filho, como se fosse lindo bater para defender sua cadeira na escola". E o pedido de licença, aonde fica?

 Pois bem, caro leitor. O pior ainda está por vir. Esse comportamento de uma criança entre 2 e 3 anos de idade foi incentivado pelos pais e por mais 40 pessoas que curtiram e comentaram a tal foto. Acho que o pior era o rosto da criança a ser agredida, com cara de “o que esta acontecendo?”.

E aí está o mundo, repleto de egoísmo e violência. Não vamos regredir aos tempos em que a agressividade predominava em nosso comportamento. Que tal um pouco de inteligência? E comunicação?

Cuidado ao educar seu filho. Você pode estar incentivando comportamentos delinquentes, mesmo que não tenha a intenção.

Joice Cristina Vivian Sanches Vaccari é Psicóloga Clínica e Consultora em Desenvolvimento Humano, e colabora semanalmente com o Caneta a Laser. As opiniões aqui expressas são próprias da autora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário